Um grupo de alunos, professores e diretores do sistema municipal de ensino recebeu das mãos do prefeito Luiz Fernando Machado, da gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques e de outros convidados, prêmios pela realização de trabalhos inovadores durante o ano letivo. A cerimônia de encerramento dos prêmios “Jundiaí, cidade inteligente: eu faço” e “Educação Inovadora: eu faço” foi realizada na noite dessa terça-feira (23), no Teatro Polytheama.
Em sua fala de abertura, o prefeito destacou a relevância de iniciativas como esta, que estimulam as crianças e reforçam o aprendizado em sala de aula. “Foi com essa meta que criamos o programa Escola Inovadora. Queremos nossos alunos solidificando o desenvolvimento do Município no futuro. Ter uma mente inovadora é fundamental, especialmente levando-se em conta as profissões que serão destaques daqui a alguns anos”, disse Luiz Fernando.
O chefe do Executivo ressaltou que, embora os prêmios tenham sido entregues para alguns alunos, na noite de ontem não houve perdedores. “Todos vocês têm um grande potencial e podem ter certeza de que continuaremos fazendo o que estiver ao nosso alcance para que essas habilidades sejam cada vez mais desenvolvidas”, afirmou o prefeito.
Lançado nesta gestão, o programa Escola Inovadora tem entre os seus pilares a valorização dos educadores, o investimento na aprendizagem dos alunos e nas estruturas físicas das escolas.
A gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques, fez uma reverência ao trabalho que os professores realizam em toda a cidade pela educação das crianças e jovens jundiaienses. “A educação é a maior herança que podemos deixar para os nossos jovens e, diante do excelente nível que temos em Jundiaí, vocês merecem todo o nosso respeito”, disse. “Nos dias de hoje, atuamos como intermediadores do conhecimento e, por isso, ter um time de professores capacitados é fundamental”, completou.
Foram premiados os três primeiros colocados nas categorias professor inovador e diretor inspirador para a Educação Infantil I, II e Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA), do prêmio “Educação Inovadora”. Já o “Jundiaí, cidade inteligente” premiou os três melhores trabalhos de estudantes que participaram nas categorias desenho, experimento, maquete, robótica e aplicativo. As propostas estavam relacionadas à melhoria da qualidade de vida, com soluções referentes à mobilidade urbana, saúde, educação, segurança, cultura, esporte e lazer e à preservação dos recursos naturais.
A lista com todos os premiados pode ser conferida neste link: https://jundiai.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/lista-de-premiados-escola-inovadora.pdf.